quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carne, Peixe e Ovos



Fazem parte deste sector da roda dos alimentos a carne, o peixe, os moluscos, os mariscos e os ovos. São fonte de gorduras, proteínas de origem animal, lípidos, ferro, fósforo e vitaminas A e B.
Este sector corresponde a 5% da roda, e o seu consumo deve se restringir a 1,5 - 4,5 porções diárias.
As carnes, sobretudo as vermelhas e alguns derivados, contêm teores elevados de gordura.
Os peixes, de uma forma geral, são menos gordos do que a carne, mas mesmo assim bons fornecedores de ómega3, muito importante para a saúde cardiovascular.
A carne, peixe e ovos, entram na alimentação diária em quantidades muito superiores ao desejável, sobretudo a carne, que é uma fonte de gordura e colesterol, que devemos ter em consideração. É aconselhável consumir mais vezes peixe e carnes brancas.

A carne

A carne corresponde basicamente ao tecido muscular dos mamíferos e aves. Trata-se de um alimento muito completo, rico em proteínas, gorduras, minerais e vitaminas, apesar de o seu conteúdo em hidratos de carbono ser praticamente nulo.



O peixe e ma
riscos

O peixe, quer o proveniente do mar quer do rio, tem uma composição nutritiva muito parecida com a da carne, embora seja mais fácil de digerir. Dispõe, igualmente, de proteínas e é rico em vitaminas A e D, embora seja pobre em iodo, fósforo, sódio e potássio.
O marisco também é um alimento marinho importante. A sua composição nutritiva é equiparável à do peixe, embora apresente quantidades mais elevadas de colesterol.


Os ovos
O ovo é um alimentos muito completo, pois apresenta proteínas da máxima qualidade, gorduras, minerais e vitaminas.
A clara do ovo (a parte branca) tem uma grande quantidade destas proteínas, vitamina B2 e minerais importantes. A gema (a parte amarela), por outro lado, também dispõe de muitas proteínas, lípidos, minerais (como o ferro e o fósforo), e vitaminas A, D e B. Uma outra particularidade da gema é o seu elevado conteúdo em colesterol, razão pela qual o seu consumo deve ser moderado caso se sofra de doenças cardiovasculares.


Um bife tenro e suculento é geralmente considerado o melhor alimento existente, mas a verdade é que, desde os molusco, passando pelo peixe e chegando à carne, todos têm um valor proteico muito semelhante.

Para uma alimentação saudável, completa e equilibrada, aconselha-se consumir pequenas porções de alimentos deste grupo porque são suficientes para satisfazer as necessidade de aminoácidos essenciais. Gastos muito elevados, sobretudo de carne de mamíferos, ultrapassam as exigências nutricionais e prejudicam a saúde.


Sem comentários:

Enviar um comentário